Com a indefinição sobre o calendário do futebol por causa da pandemia do coronavírus, a grande aposta do Atlético para montar uma equipe competitiva está no técnico Jorge Sampaoli. O diretor de futebol Alexandre Mattos citou o exemplo do Santos, vice-campeão nacional na temporada passada sob o comando do argentino, e considera que o trabalho do treinador para ajustar o time pode ser o principal ‘reforço’ para a disputa do Brasileiro, o grande objetivo do clube em 2020. 
Alexandre Mattos disse que a incerteza sobre a volta das competições atrapalha não só a preparação das equipes, que estão com os jogadores em período de distanciamento social e sem atividades em campo, mas também nas negociações para contratar reforços. Com isso, o dirigente aposta alto na capacidade do técnico argentino em acertar o time visando ao Brasileiro e citou como exemplo o Santos no ano passado. 
“A maior contratação que o Atlético pode ter será feita pelo nosso treinador. No Santos, havia muitos jogadores que estavam lá, ele conseguiu colocar um coletivo muito forte dentro de campo e isso proporcionou resultados e a valorização do grupo. A maior contratação no momento é dar tempo a nosso treinador para que ele faça isso no Atlético também”, declarou Mattos, em entrevista ao Programa Bastidores, da Rádio Itatiaia

Com a cautela adotada pelo Galo para contratações, até pela indefinição sobre o retorno das atividades normais, Alexandre Mattos disse que o fundamental é manter o salário em dia. Segundo ele, além de concordar com a redução dos vencimentos em 25%, que atingiu comissão técnica, jogadores e até os funcionários que recebem mais de R$ 5 mil, o argentino entende que a prioridade é não extrapolar o orçamento e continuar com a folha em dia. 
“A promessa mais fundamental de tudo é a manutenção do salário em dia. O Sampaoli sofreu com isso no ano passado, então é o momento de entender a situação. Não por acaso ele concordou com tudo, disse que tem que ceder, que o momento pede isso. Em alguns locais na Europa, o corte foi mais radical que aqui. A gente vai ter que ser criativo para atender o que ele deseja, eu converso com ele todos os dias, ele vê uma infinidade de atletas, teremos que ter uma rede de relacionamentos no mercado para atender da melhor maneira possível. Quem sabe, podemos fazer isso e ainda montar uma base forte para o ano que vem”, projetou o dirigente.
(Foto: Bruno Cantini/Atlético )

Jovens em pauta 
Para Mattos, Sampaoli demonstrou que dará atenção especial aos jogadores formados nas divisões de base. O diretor de futebol disse que jovens poderão ser integrados ao grupo, que passará por transformação com chegada e saída de atletas no decorrer da temporada. “O Sampaoli tem várias virtudes, uma delas é trabalhar com jovens. Acompanhei o trabalho dele no Santos e vi a preocupação dele aqui com o sub 20 e o time de transição. Isso é um ótimo parâmetro para gente, não dá para falar em números. O que posso dizer é que algumas saídas vão acontecer e vamos trabalhar para trazer uma ou outra. O Atlético fez grandes contratações este ano, trouxe o (Guilherme) Arana, o Allan, jogadores muito desejados, assim como outros que vieram. O Atlético se reforçou bem, agora vamos dar um ajuste final do que precisa para o resto do ano”, comentou.

Folha salarial